Skip to main content
Como consumir a cúrcuma

Como consumir a cúrcuma: Conheça um pouco sobre esse ‘Superalimento’

d0f395fcf41e9714026a2503b37faaf1
admin
24/02/2025
Os chamados “superalimentos” são famosos por possuírem substâncias protetoras que agregam diversos benefícios à saúde. A maioria deles são vegetais, frutas e grãos, mas como consumir a cúrcuma no dia a dia? Os chamados “superalimentos” são famosos por possuírem substâncias protetoras que agregam diversos benefícios à saúde. A maioria deles são vegetais, frutas e grãos, […]

Os chamados “superalimentos” são famosos por possuírem substâncias protetoras que agregam diversos benefícios à saúde. A maioria deles são vegetais, frutas e grãos, mas como consumir a cúrcuma no dia a dia?

Como consumir a cúrcuma
Como consumir a cúrcuma

Os chamados “superalimentos” são famosos por possuírem substâncias protetoras que agregam diversos benefícios à saúde. A maioria deles são vegetais, frutas e grãos, mas como consumir a cúrcuma no dia a dia?

Apesar de reconhecidos pelos seus benefícios, não há uma definição oficial de superalimentos respaldada por estudos. No entanto, é possível afirmar que existem itens com características especiais que contribuem para manter o corpo saudável.

Entre eles está a cúrcuma, um rizoma de espécie asiática também conhecido como açafrão-da-terra. Ela oferece compostos antioxidantes e pode ser usada em refogados como um tipo de tempero, já que, em meio oleoso e com o calor, favorece a liberação dos compostos aromáticos.

Para que Serve e Seus Benefícios

Como consumir a cúrcuma
Como consumir a cúrcuma

A cúrcuma oferece diversos benefícios para a saúde, tais como:

  1. Ajudar na prevenção do câncer:

A cúrcuma contém compostos fenólicos com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, que ajudam a prevenir o surgimento de alguns tipos de câncer, como de cólon, mama, intestino, bexiga e medula óssea. Essa planta também pode combater as células cancerígenas e aumentar a eficácia da quimioterapia e radioterapia, auxiliando no tratamento do câncer. No entanto, mais estudos são necessários para comprovar o benefício da cúrcuma no tratamento do câncer.

  1. Reduzir o colesterol:

Graças às suas propriedades antioxidantes, a cúrcuma ajuda a reduzir os níveis de colesterol “ruim” (LDL) e triglicerídeos no sangue, prevenindo doenças cardiovasculares, como infarto, acidente vascular cerebral e aterosclerose.

  1. Aliviar as dores:

Quando usada terapeuticamente, a cúrcuma pode aliviar dores de cabeça e dores nas articulações, como aquelas causadas pela artrite reumatoide, por exemplo, que é uma inflamação das articulações que provoca dor e dificuldade de movimentação.

  1. Auxiliar no emagrecimento:

A cúrcuma pode auxiliar no emagrecimento por ter ação termogênica, estimulando o gasto energético e a queima de gordura corporal. Além disso, ajuda a reduzir alguns marcadores inflamatórios associados ao sobrepeso e à obesidade, tornando-se uma boa opção para incluir em dietas de emagrecimento.

  1. Prevenir doenças neurodegenerativas:

A cúrcuma tem uma potente ação antioxidante e anti-inflamatória que ajuda a melhorar a capacidade cognitiva e pode prevenir doenças neurodegenerativas, como Alzheimer, Parkinson e demência.

  1. Controlar a diabetes:

Esta planta medicinal melhora as funções das células do pâncreas, órgão responsável pela secreção de insulina, ajudando a reduzir os níveis de glicose no sangue. Por isso, a cúrcuma é uma boa opção para pessoas com resistência à insulina ou diabetes.

  1. Prevenir doenças alérgicas:

Estudos indicam que a cúrcuma pode ajudar a prevenir doenças alérgicas, como rinite, sinusite alérgica e asma, ao inibir a produção de citocinas e de IgE, substâncias do sistema imunológico que aumentam durante as crises de alergia.

  1. Tratar problemas intestinais:

A cúrcuma pode auxiliar no tratamento de problemas intestinais, como diarreia e doenças inflamatórias intestinais (colite ulcerativa e doença de Crohn), por atuar diminuindo as inflamações e aliviando os sintomas.

  1. Tratar problemas de pele:

Devido às suas propriedades anti-inflamatórias, antimicrobianas e antioxidantes, a cúrcuma pode ser recomendada, na forma de cremes ou cápsulas orais, para complementar o tratamento de problemas de pele como acne, alopecia, dermatite, líquen plano bucal ou psoríase.

  1. Reduzir a depressão:

A curcumina pode influenciar o equilíbrio da serotonina e dopamina, neurotransmissores relacionados ao bem-estar e ao bom humor. Portanto, a cúrcuma pode ser uma boa opção de tratamento complementar para situações de depressão, ansiedade ou estresse.

Diferença entre Açafrão e Cúrcuma

Como consumir a cúrcuma
Como consumir a cúrcuma

O açafrão (Crocus sativus) é uma flor cujos filamentos possuem coloração vermelha e são ricos em crocina, crocetina, safranal e canferol, compostos bioativos com ação anti-inflamatória e antioxidante.

Já a cúrcuma é uma raiz semelhante ao gengibre, com coloração laranja, rica em curcumina, demetoxicurcumina e bisdemetoxicurcumina, compostos bioativos com propriedades antioxidantes, antimicrobianas e anti-inflamatórias.

Possíveis Efeitos Colaterais

Os efeitos colaterais da cúrcuma estão relacionados ao uso excessivo, podendo causar irritação no estômago e náusea.

Contraindicações da Cúrcuma

Apesar de oferecer diversos benefícios à saúde, a cúrcuma é contraindicada em pessoas que estão tomando medicamentos anticoagulantes ou que têm bloqueio das vias biliares devido à presença de pedras na vesícula. Durante a gravidez ou o período de amamentação, o uso da cúrcuma deve ser feito somente sob orientação médica.

Como consumir a cúrcuma

Tiras de Frango com Cúrcuma Refogadas com Tomate Pelado
Essa receita de frango leva cúrcuma, tomate pelado, pimenta-do-reino preta e sal. Além de saborosa, ela possui ingredientes que contribuem muito para a saúde.

Ingredientes:

  • 120 g de peito de frango cortado em tiras
  • 1/2 lata de tomate pelado
  • 1 colher (chá) de cúrcuma
  • 1 colher (chá) de pimenta-do-reino preta
  • 1 colher (chá) de sal
  • 1/2 colher (chá) de bicarbonato de sódio (opcional)

Preparo:

  1. Refogue o alho e a cebola em fogo baixo.
  2. Adicione o peito de frango.
  3. Tempere com cúrcuma, pimenta-do-reino preta e sal.
  4. Adicione a passata de tomate.
  5. Deixe cozinhar em fogo baixo.
  6. Verifique se o peito de frango está completamente cozido.
  7. Destampe a panela.
  8. Deixe a passata de tomate apurar e, caso necessário, adicione 1/2 colher (chá) de bicarbonato de sódio para reduzir a acidez do molho.

Arroz com Cúrcuma

Com a cúrcuma, seu arroz branco ficará mais saboroso e enriquecido, trazendo benefícios antioxidantes. Com cebola e alho, fica ainda melhor.

Ingredientes:

  • 2 xícaras de arroz branco
  • 1/2 cebola picada
  • 2 dentes de alho
  • 1 colher (chá) de cúrcuma

Preparo:

  1. Em uma caçarola, coloque o azeite, o alho amassado e a cebola.
  2. Refogue até a cebola ficar transparente.
  3. Adicione a cúrcuma.
  4. Acrescente o arroz e, em seguida, a água.
  5. Tampe a panela parcialmente.
  6. Deixe cozinhar em fogo alto.
  7. Desligue quando o arroz estiver quase seco.

Cúrcuma em Cápsulas e em Gotas

Como consumir a cúrcuma
Como consumir a cúrcuma

A Herbolab é uma respeitada empresa especializada na produção e comercialização de suplementos alimentares e produtos de bem-estar. Fundada há mais de vinte anos, desde sempre ela teve o objetivo de trazer apenas o melhor para seus clientes e revendedores, utilizando tecnologia de ponta e matéria-prima de altíssima qualidade.

Através da Herbolab, você poderá encontrar o curcumax, um suplemento alimentar em capsulas que auxilia na proteção do corpo agindo como:

  • Antioxidante
  • Anti-inflamatório
  • Antibacteriana
  • Antidiarreica
  • Antiespasmódica
  • Antiescorbútica
  • Antifúngica
  • Antiparasitária
  • Antitumoral

Uma maneira prática de consumir o suplemento de forma mais concentrada. Elas são uma alternativa eficaz para quem deseja aproveitar os benefícios antioxidantes e anti-inflamatórios da cúrcuma de maneira mais conveniente.