A arte do encantamento no atendimento: o que fazer e como fazer?
O encantamento é o caminho mais curto para conquistar seus clientes.

Essa é a pergunta que vale ouro nos dias de hoje — e muitas empresas já apostaram em meus treinamentos para descobrir essa resposta. A palavra encantamento já diz por si só: é feitiço, sedução. Ela é o caminho mais direto para conquistar seus clientes e torná-los fiéis e apaixonados pela sua marca ou empresa.
Não existe uma receita exata a seguir. O caminho é orgânico, e é preciso sensibilidade para motivar sua equipe a descobrir de que forma seu produto pode provocar tamanha magia que encante o consumidor. Mas é claro que existem algumas dicas práticas para identificar as melhores oportunidades. Uma delas é praticada com maestria pelo mercado de luxo — e nos ensina muito, independentemente da área de atuação. Seja em um restaurante, shopping ou em uma compra online: antecipe as necessidades do seu cliente. Esteja atento para servir antes mesmo que algum pedido trivial seja feito.
Vá além! Muito além de simplesmente atender. Receber bem, com empatia, simpatia, alegria e educação é obrigação — é o mínimo. A pergunta que deve ecoar em sua equipe é: o que podemos fazer que ultrapassa essa linha comum?
A arte do encantamento no atendimento

Há algum tempo acompanho o trabalho de Rony Meisler, ele conta que certa vez, ouviu que um casal entrou em uma das lojas no Rio de Janeiro e quis experimentar algumas peças menores do que normalmente usavam. A vendedora ouviu a conversa entre eles e entendeu que estavam iniciando uma nova dieta, apostando fortemente no emagrecimento. Ela registrou os dados no cadastro e, no dia seguinte, enviou uma salada para cada um, acompanhada de um bilhete incentivando esse novo projeto. O casal retornou à loja e, mais do que consumir, criou um laço afetivo com a marca.

Essa história nos ensina outra lição valiosa: saber ouvir. Dessa forma, você se torna mais próximo, mais íntimo do seu consumidor, e consegue promover um contato muito mais personalizado e exclusivo. É sua oportunidade de entrar na vida dele, descobrir suas dores e amores — e encontrar, no seu produto ou serviço, um alívio, um aconchego, uma resposta.
Tudo isso está inserido no contexto de transcender o atendimento padrão e de qualidade. Estamos falando de um atendimento de luxo — aquele que entrega muito mais do que um simples produto para levar para casa.