Como identificar e tratar a deficiência de vitamina B12
A falta de vitamina B12 pode provocar sintomas como cansaço, falta de ar, formigamento nas mãos e palidez da pele. Já em crianças, a deficiência dessa vitamina pode causar atraso no desenvolvimento e crescimento.
A vitamina B12, também conhecida como cobalamina, é importante para o desenvolvimento e manutenção das funções do sistema nervoso central, para a saúde do coração e para a formação das células sanguíneas. Conheça todas as funções da B12 no organismo.

Na presença de sintomas indicativos de falta de vitamina B12, é aconselhado consultar um clínico geral ou nutricionista, para identificar as possíveis causas e iniciar o tratamento mais adequado, que pode incluir injeções, suplementos orais e aumento do consumo de alimentos ricos em vitamina B12.
Principais sintomas
A falta de vitamina B12 pode causar os seguintes sintomas:

- Perda de sensibilidade e formigamento nas mãos, pernas ou pés;
- Fadiga e fraqueza frequentes;
- Palpitações;
- Falta de ar;
- Feridas na boca e na língua;
- Perda de memória e confusão mental;
- Perda de apetite;
- Tremor no olho.
Já em crianças, a deficiência de vitamina B12 pode causar atraso no crescimento e desenvolvimento geral.
Além disso, a falta dessa vitamina também pode causar alteração da visão, irritabilidade e anemia megaloblástica, um tipo de anemia onde a medula óssea produz hemácias maiores do que o normal.
Veja com a nutricionista Tatiana Zanin mais detalhes sobre os sintomas da falta de vitamina B12:
Como confirmar a deficiência de vitamina B12

A confirmação da deficiência de vitamina B12 deve ser feita por um clínico geral ou nutricionista, por meio da avaliação dos sintomas apresentados, do histórico de saúde e dos hábitos alimentares da pessoa.
Se deseja confirmar o risco de deficiência de B12, marque sua consulta com um clínico geral da região mais próxima.
Para confirmar o diagnóstico, o médico também solicita exames, como hemograma completo, para avaliar a quantidade de hemácias e hemoglobina no sangue, os níveis de B12 no sangue e endoscopia para avaliar possíveis causas de má absorção intestinal, como doença de Crohn ou doença celíaca.
Causas da falta de vitamina B12
A falta de B12 pode ter diversas causas, sendo as principais:
- Baixa ingestão de B12: a baixa ingestão de alimentos fontes ou enriquecidos com a vitamina B12 pode causar deficiência;
- Doenças digestivas: doenças como doença de Crohn e doença celíaca impedem a absorção eficiente da vitamina B12;
- Cirurgia bariátrica: dependendo do tipo de cirurgia bariátrica, o tamanho do estômago ou intestino pode ser reduzido, diminuindo a absorção de vitamina B12;
- Anemia perniciosa: esse tipo de anemia diminui a produção de fator intrínseco, que é uma proteína necessária para a absorção da vitamina B12;
- Uso de medicamentos: alguns remédios, como inibidores da bomba de prótons, anti-histamínicos H2, metformina ou colestiramina, podem interferir ou reduzir a absorção de vitamina B12.
Além disso, o consumo excessivo de álcool e o uso de medicamentos como antibióticos, metformina, omeprazol, esomeprazol e pantoprazol também podem diminuir a absorção de vitamina B12.
Como é feito o tratamento
O tratamento da falta de B12 varia de acordo com sua causa, incluindo:
- Injeções de B12
As injeções intramusculares de B12, na forma de hidroxocobalamina, são indicadas principalmente em casos de falta de B12 causada por anemia perniciosa, alguns tipos de cirurgia bariátrica ou dietas com baixo consumo dessa vitamina, como a dieta vegetariana.
A dosagem geralmente recomendada de B12 intramuscular é de 1000 mcg, uma vez por semana, durante quatro semanas, até repor os níveis dessa vitamina no organismo.
Após esse período, o médico pode recomendar a aplicação de 1000 mcg de B12 intramuscular, uma vez por mês.
- Suplementos
Em casos de deficiência de B12 causada por baixa ingestão na dieta, o médico ou nutricionista pode indicar a suplementação oral de B12.
Os suplementos de B12 podem ser encontrados na forma de comprimidos ou cápsulas, como o Dozemast ou Mecobe, por exemplo, ou ainda na forma injetável.
Pessoas com policitemia (aumento da quantidade de hemácias no sangue), alergia ao cobalto ou à cobalamina, ou que se encontram no período pós-operatório, só devem usar os suplementos de B12 sob a orientação de um médico.
- Alimentação
O aumento do consumo de alimentos ricos ou enriquecidos com B12 é indicado principalmente para pessoas com baixo consumo dessa vitamina.
Assim, a alimentação deve incluir alimentos fortificados com B12 e/ou alimentos ricos em B12, como carne bovina, peixe, ovos e leite.
ProSaúde
A Herbolab é uma produtora de suplementos, há 20 anos, com base na inovação, responsabilidade social e compromisso com seus clientes, busca tornar acessível o consumo de produtos naturais e orgânicos.
Através da Herbolab, você poderá encontrar suplementos alimentares que possam te auxiliar na suplementação de B12 e muito mais. Acesse nosso site para saber mais.